Os Mestres da Tanoaria

Tanoeiro é aquele que faz ou conserta tonéis, barricas ou balseiros, sendo o ilustre responsável por garantir a sua preservação e reutilização por anos a fio. Enquanto construtor e cuidador da madeira, o tanoeiro é, no final de contas, o feliz responsável por todos os sabores e aromas especiais que assaltam o vinho durante a sua estadia nas caves.
A tradição da tanoaria tinha particular relevo nas zonas ribeirinhas, nas regiões de produção vínica, pelo facto de tonéis, barricas e balseiros serem um elemento fundamental para a produção de vinho. Enquanto há uns séculos atrás todas as casas produtoras de vinho tinham uma tanoaria, e o ofício era alvo de grande interesse para mestres e aprendizes, atualmente encontra-se quase em vias de extinção, por faltar quem ensine e quem queira aprender a arte de tão bem cuidar da madeira.

Porque a madeira tem personalidade forte, para domínio deste ofício não basta ler ou querer saber. É preciso, além de mãos hábeis e braços fortes, ter com quem aprender e experimentar, sendo necessários vários anos para atingir o ponto certo, estando por isso dependente da fiel passagem de conhecimento geração após geração.
Na produção do vinho do Porto a principal função da madeira é permitir o contacto constante do vinho com o ar, dando espaço para a natural oxidação e, por esse mesmo motivo, a escolha do local onde um vinho irá envelhecer diz muito sobre o perfil que nele se procura desenvolver.
Se numa barrica com 500-600 litros o vinho ganha um contacto mais próximo com a madeira, adquirindo um perfil progressivamente mais oxidativo; num balseiro, com capacidade para acolher mais de 15.000 litros, o vinho mantém elevados níveis de concentração e intensidade por ter menos contacto direto com a madeira.
Conheça aqui a história da nossa tanoaria, onde o António e o Jacinto tão bem cuidam de toda a madeira.
The Coopers Limited Edition


The Coopers Limited Edition chegou para dar provas claras da importância da madeira na vida de um vinho.
Esta edição especial inclui 2 garrafas (50cl) de Poças Colheita 2006, sendo um envelhecido em pequenas barricas de 550 litros, outro num grande balseiro com 15450 litros de capacidade.
Com este pack único a Poças presta uma homenagem à arte da tanoaria, uma tradição que vem do mestre para o aprendiz ano após ano.


Porque é graças ao talento notável dos tanoeiros que os nossos vinhos podem respirar e envelhecer rodeados de uma madeira bem tratada e trabalhada.
Porque as barricas e balseiros são muito mais do que meros recipientes para vinho, uma vez que o local onde o vinho estagia diz de facto muito sobre o seu carácter, a sua cor e o seu perfil aromático.
Um convite à descoberta do poder da madeira e uma verdadeira homenagem à arte da tanoaria.
Um brinde aos nossos fiéis tanoeiros!
Também pode estar interessado em...
Poças e a veia artística
O gosto e interesse pela arte não é algo de novo no universo da Poças e que se foi elevando ao longo do tempo através de diversas parcerias.
Desde a...
Saber mais...
Uma antiga tradição de peixe e fumagem
O sável fumado em barrica de vinho do Porto é uma prática que já vem dos nossos bi e trisavós e que, para além de uma barrica perfeita, requer um peixe...
Saber mais...
A vida de um Colheita memorável
O Vinho do Porto Colheita tem a particularidade de ser fruto de um ano específico e de, ao contrário de um Vintage ou LBV, envelhecer em casco por um longo...
Saber mais...
A Poças e os seus vinhos Vegan
A Poças iniciou o caminho de certificação vegan, em resposta à crescente procura do mercado.
Saber mais...
Poças Vintage 2018 e Bagos d’Ouro
No Jantar Vínico da Poças no The Yeatman orgulhosamente entregámos à Bagos d'Ouro o valor angariado das vendas do Poças Vintage 2018.
Saber mais...
Nova vida ao Vinho do Porto
"Let's Give a New Twist to Port", com a colaboração preciosa do incrível barman e mixologista Carlos Santiago.
Saber mais...
Chef Por Um Dia
Chef por um Dia na Poças
Saber mais...
A nova Loja Online da Poças
Acompanhe as nossas novidades e usufrua de excelentes promoções através da nossa Loja Online.
Saber mais...
Receita Perfeita de Tradição e Inovação
Sável fumado em Barrica nas caves da Poças
Saber mais...
Renovação do Centro de Visitas
Abrimos as nossas portas ao mundo quando em 2016 inaugurámos o Centro de Visitas.
Saber mais...
Livro “100 Anos 100 Objectos”
O livro "100 Anos 100 Objectos" foi lançado como forma de comemoração dos 100 anos da Poças.
Saber mais...
“Thirty Three, Poças!”, Esculturas Luís Mendonça
Em 2017 foi inaugurada a exposição de Luís Mendonça "Thirty Three, Poças!".
Saber mais...