
Quem somos

Com mais de 100 anos de vida, atualmente a Poças está nas mãos da 4ª geração da família, sendo uma das raras empresas de Vinho do Porto que nasceu Portuguesa e que continua a pertencer à mesma família que lhe deu origem e o próprio nome desde a sua fundação.

Maria Manuel Maia, representa a 4ª geração da família Poças. Licenciada em engenharia agrícola na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, com pós-graduação em Enologia na Universidade Católica Portuguesa, é responsável pela produção vitícola da Poças desde 2005, tendo a seu cargo a gestão das 3 quintas da família, que acumula com a Administração da Poças desde 2020.
Por acreditar e defender a singularidade das vinhas durienses, que por si são rigorosamente vigiadas, Maria Manuel garante a gestão do sistema agrícola de produção baseado em boas práticas, com total respeito pela natureza, apostando na gestão racional dos recursos naturais e no recurso a mecanismos de regulação natural, tais como: a instalação de sebes, a manutenção do coberto vegetal e o controlo de plantas infestantes com recurso ao gado. Por este motivo, de modo a contribuir para uma agricultura sustentável, as vinhas da Poças de Numão e de Ervedosa do Douro estão devidamente certificadas para o modo de produção integrada desde 2013.
“cada blend é um enigma”

Pedro Pintão é, desde 2018, o Diretor de Marketing e Comunicação da Poças e desde 2020 Presidente do Conselho de Administração. No seu íntimo sempre acreditou que um dia viria a trabalhar na Poças o que veio a acontecer em 2006 tendo nessa altura assumido a função de Diretor Comercial, por interferência clara dos ensinamentos do seu pai, neto do fundador, que desempenhou funções similares durante mais de 50 anos.
Pedro, juntamente com os primos, procura assegurar a longa vida da Poças, trazendo para a casa uma visão inovadora e criativa sobre o que é o vinho, procurando acima de tudo valorizar e homenagear a região. Reconhece que, sobretudo no que diz respeito ao Vinho do Porto, “a inovação é sempre bem-vinda”, tendo por isso na manga uma estratégia clara de reposicionamento da marca no mercado, assente numa aposta na versatilidade do portefólio da casa e na forte ligação da marca estabelecida com diversos movimentos artísticos ao longo dos últimos anos.
“Uma pitada de inovação é sempre bem-vinda no Vinho do Porto.”

Paulo Pintão, à semelhança dos primos e do irmão Jorge, passou toda a sua infância e juventude tendo sempre como pano de fundo de cada vivência o aroma inesquecível do vinho, nas férias e passeios em família às Quintas no Douro e nas visitas pontuais sempre surpreendentes à sede da empresa.
Eterno apaixonado por fotografia, sempre curioso e entusiasta, Paulo reconheceu desde cedo todo o potencial da empresa, desejando um dia poder arregaçar as suas mangas para benefício de toda a família.
Em 2008, já com vasta experiência profissional fora de portas, Paulo assumiu a Direção Administrativa e Financeira da empresa, sendo assim o 4º membro da 4ª geração da família Poças a ocupar um cargo na firma. É administrador da Poças desde 2020.
Enologia

Jorge Manuel Pintão, bisneto do fundador, é formado em Química, com o mestrado em Enologia no “Institut d’Oenologie de Bordeaux”, onde conviveu com os grandes mestres Pascal Ribereau Gayon e Denis Dubourdieu. Neste período aproveitou ainda para estagiar no prestigiado Château Giscours, na região de Margaux, e também num pequeno produtor de Alsácia, para aprender mais sobre vinhos brancos.
Jorge Pintão faz parte da equipa de Enologia e Qualidade da Poças desde 1986, altura em que abraçou com grande entusiasmo a missão familiar, sobretudo por reconhecer que a produção de vinhos na região do Douro é por si só um “desafio à natureza”. Desde 2021 que exerce funções como Diretor Técnico de enologia.
Bebendo da experiência e do conhecimento que até então colheu, em 1990 Jorge decidiu avançar corajosamente com a produção dos vinhos DOC Douro, mesmo contra a tendência da época, antevendo que o “terroir” do Douro reunia as condições ideais para a produção de vinhos de mesa de grande qualidade, considerando a elevada concentração de taninos e de açúcar das uvas da região.
Os prémios recebidos em concursos internacionais, como o de “Enólogo de Vinhos Fortificados do Ano” do International Wine Challenge em 2001, são boa prova da sua mestria.

Foi em 2015, depois de vários anos de experiência na área, tendo conhecido diferentes regiões vinícolas (Douro, Alentejo), nas mais variadas localizações (Portugal, Chile, Nova Zelândia, Áustria), que André Pimentel Barbosa integrou a equipa de enologia da Poças.
Além da sua abordagem ao vinho tão própria, trouxe nas mangas muitas novas ideias e desafios para a casa, pois, na verdade, a cultura do vinho há muito corria no seu ADN.
Curioso, observador e ávido conhecedor do funcionamento das coisas que o rodeiam, André não deixa nenhum projeto a meio, pela ânsia de saber o verdadeiro resultado dos desafios a que se propõe. Sendo o Diretor de Enologia desde 2021, o seu contributo tem sido essencial para o desenvolvimento de projetos ousados e criativos, tais como os vinhos Fora da Série.
Paralelamente à arte da enologia, é apaixonado por cozinha, jardinagem e bricolage.
As nossas Quintas
A Poças tem três quintas, uma em cada uma das sub-regiões do Alto Douro Vinhateiro – a mais antiga região vitícola regulamentada do mundo e classificada como Património Mundial pela UNESCO em 2001, tendo no total uma área total de 100 hectares, dos quais 76 hac são ocupados com vinha.
A Quinta das Quartas em Fontelas (Baixo Corgo), a Quinta de Santa Bárbara em Ervedosa do Douro (Cima Corgo) e a Quinta de Vale de Cavalos em Numão (Douro Superior), são a primeira casa dos vinhos da família.

Quinta das Quartas
A Quinta das Quartas integrou o património da Poças em 1932, como forma de pagamento de uma dívida de um cliente, quando nos primórdios da empresa ainda se comercializava apenas aguardente vínica para produção de Vinho do Porto. Em 1985 esta quinta foi renovada, havendo desde então nesta propriedade, além dos 1 hectare de vinha, o centro de vinificação da Poças e um grande armazém de envelhecimento de Vinhos do Porto, onde repousam com tempo, entre pipas e balseiros, cerca de 25.000 hectolitros.

Quinta de Vale de Cavalos
A Quinta de Vale de Cavalos situa-se em Numão, no Douro Superior, bem próximo da Albufeira da Ribeira de Teja. Foi adquirida em 1988 quando já a ideia inovadora e ousada de produzir vinhos DOC Douro circulava na cabeça da família Poças.
Sendo o Douro Superior uma região de excelência para a produção vinícola, as uvas provenientes das melhores castas plantadas nos 45 hectares de vinha, dão origem a vinhos de elevada complexidade e estrutura. A altitude de cerca de 520 metros aliada ao solo, que se revela na transição entre xisto e granito, concedem a estes vinhos particular frescura, acidez e uma mineralidade ímpar.
A proximidade das vinhas em relação à água, em paralelo com um sofisticado sistema de rega “gota-a-gota” aqui instalado, são a chave certa para fazer face às frequentes secas desta região do Douro.

Quinta de Santa Bárbara
Esta quinta, adquirida em 1999 e localizada em Caêdo – Ervedosa do Douro (Cima Corgo), foi batizada com o nome de uma antiga propriedade da empresa, localizada na Régua, adquirida em 1982 e vendida ainda na década de 90.
Com cerca de 30 hectares de vinha e um lindo laranjal murado, embora se situe na zona clássica da região para produção de Vinho do Porto, algumas parcelas de Vinhas Velhas aqui residentes dão também origem a alguns dos melhores vinhos DOC Douro da Poças.
A nossa História

“A Poças é o lado português da história do Douro. (…) é uma das raras empresas de Vinho do Porto que nasceu portuguesa e se mantém na posse da mesma família desde a sua fundação”.
A Poças é uma empresa familiar portuguesa produtora de vinhos do Porto e DOC Douro. Está orgulhosamente nas mãos da família homónima que a criou há já mais de um século, sendo por isso mesmo considerada como “o lado mais português da história do Douro vinhateiro”.
Nascida em 1918 fruto das mãos e da coragem de Manoel Domingues Poças Júnior que, ao longo do tempo foi contagiando a família com o seu conhecimento e paixão pelo mundo que é o vinho. Atualmente a Poças é gerida pela 4ª geração da família: Maria Manuel Maia (responsável pelas áreas de Enologia e Viticultora), Paulo Pintão (Produção e Administrativa/Financeira) e Pedro Poças Pintão (Comercial e Marketing).
A sede da empresa fica no centro histórico de Vila Nova de Gaia, onde se encontra igualmente o Centro de Visitas, aberto ao público desde 2016.
Atualmente a Poças tem três Quintas, com uma área total de 100 hectares (76 hectares de vinha em produção), cada uma localizada numa zona diferente da Região Demarcada do Douro: a Quinta das Quartas, que integra o centro de vinificação por onde todos os vinhos passam (Baixo Corgo), a Quinta de Santa Bárbara, com as estimadas Vinhas Velhas (Cima Corgo) e a Quinta de Vale de Cavalos, junto à Ribeira de Teja e com a altitude e solo de xisto e granito que a caracterizam (Douro Superior).
Com ânimo continuamente reforçado pelo reconhecimento crescente dos seus frutos em todo o mundo, a Poças caminha com os olhos postos no futuro, aliando o conhecimento de ancião centenário à força e audácia que corre na geração mais jovem.
A inspiração é, como sempre foi, o inigualável terroir do Douro, e a resiliência é o nome do meio da família, por isso a Poças está mais do que pronta para viver e celebrar mais 100 anos de vida.
Missão, Visão e Valores
A nossa Missão
Criar momentos memoráveis através de vinhos únicos alicerçados numa postura irrequieta que promove a inovação e o respeito ambiental.
A nossa Visão
Evoluir e gerar mudanças positivas ao nosso redor.
Os nossos Valores