Douro Superior, um terroir sem limites

Há 33 anos atrás, em 1988, integrámos no nosso património a Quinta de Vale de Cavalos, complementando assim o nosso portefólio de Quintas, uma em cada uma das sub-regiões do Vale do Douro, já tendo em vista o futuro investimento na produção de vinhos DOC Douro, que se iniciou em 1990.

Pode parecer ficção, mas, na realidade, quem convenceu Manuel Pintão – um dos administradores da empresa na altura, que à data se encontrava mais cético em relação a esta aquisição, foi um cágado e a sua mera existência junto a um pequeno riacho que havia no terreno, bem antes de ser construída a barragem que hoje nos concede uma grande albufeira e uma vista encantadora.

A Quinta de Vale de Cavalos localiza-se em Numão, no Douro Superior, uma região de um estatuto de “excelência” e de algum mistério e particular deslumbramento, por ter começado a ser explorada para efeitos vínicos apenas em 1791, aquando da abertura deste trecho do rio à navegação.

O Douro Superior é a zona mais seca e mais quente das três sub-regiões, tendo por isso mesmo um potencial imenso para dar origem a vinhos particularmente densos e estruturados, enquanto a elevada altitude da Quinta, que varia entre 440m e 510m, permite a produção de vinhos especialmente frescos.

O solo distinto, caracterizado pela transição entre xisto e granito, dá lugar a vinhos com uma mineralidade ímpar; e a proximidade das vinhas em relação à água é o remate perfeito, sendo a chave certa para fazer face às frequentes e desafiantes secas que assolam esta sub-região do Vale do Douro.

blog image
blog image

Na Quinta de Vale de Cavalos temos uma área de aproximadamente 51 hectares de vinha, dividida em inúmeras parcelas: Tanque, Ribeira Nova, ZOC e Ribeira Teja, onde predominam castas tintas autóctones como a Touriga Franca, Tinta Roriz, Touriga Nacional, Tinta Barroca, e também castas brancas como Gouveio, Rabigato e Moscatel Galego, mas também as preciosas Vinhas Velhas, com mais de 40 anos.

Todas estas particularidades, juntamente com a grande riqueza e diversidade do “terroir” do Douro Superior, permitem a criação de vinhos de perfis completamente distintos, recorrendo a diferentes castas e parcelas da Quinta, e a diversas técnicas.

Como prova viva da diversidade e riqueza deste “terroir”, temos a nossa ampla gama de vinhos Douro DOC, que comprova também o carácter experimental, criativo e original da nossa casa que tanto nos orgulha.

Conheça toda a nossa vasta gama de vinhos aqui.

11.08.2021 Tags: ,
Também pode estar interessado em...

A Poças e os seus vinhos Vegan

A Poças iniciou o caminho de certificação vegan, em resposta à crescente procura do mercado.
Saber mais...

27.08.2021 Tags: , ,

Poças Fora da Série

Poças Fora da Série é também “fora de série” por ter um carácter experimental, ousado e original, tendo como ponto de partida a reinvenção de...
Saber mais...

12.08.2021 Tags: , ,
MARCAR UMA VISITA MARCAR UMA VISITA