Receita Perfeita de Tradição e Inovação

Na Poças, ainda no compasso enérgico de 100 anos de vida, o respeito e admiração pela tradição persiste e convive de mãos dados com a atitude criativa e inovadora que marca a 4ª geração da família que se encontra no comando desde 2020.

Há muito tempo atrás, enquanto o Vinho do Porto navegava rio Douro abaixo, a bordo de um barco Rabelo, a caminho do porto onde iria permanecer e envelhecer, o sável deixava o mar para navegar rio acima, à procura do local certo para desovar, normalmente entre os meses de março e maio.

Para quem não entende muito das águas, o sável é um peixe migrador, que deixa o mar para subir o rio na época da reprodução.

Pelo sável se tornar uma oportunidade irresistível aos olhos da tripulação que navegava juntamente com as barricas que albergavam o vinho, o ilustre tanoeiro acaba por fazer as vezes de pescador e de cozinheiro, pondo a render o domínio que tem da madeira, de ferragens e do fogo, práticas tão habituais na sua função, dando uso inédito às barricas: transformando-as num lugar de fumeiro, pronto a receber tão bem-vindo sável.

Uma barrica de carvalho sem fundo atravessada no interior por uma grelha de arames de ferro para receber o peixe, e um fogareiro de ferro colocado no chão, com a barrica suspensa em quatro pés, para deixar que o ar entre, recebe o serrim para uma longa queima sem chama, só com fumo.

Nas Caves da Poças, pelas mãos de André Pimentel Barbosa (enólogo da casa), ousámos recriar o Sável Fumado em Barrica de Vinho do Porto e tivemos a Revista de Vinhos a acompanhar-nos nesta viagem no tempo.

blog image
blog image

Dar um passo atrás pela tradição para chegar mais longe e recuperar aromas e sabores que fazem crescer água na boca.

O nosso Sável Fumado é o resultado mais saboroso da persistência e do amor. Persistência em inovar, nunca parar de pensar em tudo o que pode de bom acontecer; e o amor que temos pela nossa história e o quanto desejamos manter vivas as tradições que dela fazem parte.

O vinho perfeito para acompanhar este delicioso sável fumado? Sem dúvida o novo Poças Fora da Série Acrobata 2019, um vinho branco com um estágio prolongado em barrica usada sob uma fina “flor”, que apresenta um equilíbrio perfeito entre o perfil oxidativo de estágio prolongado e a frescura de vinhas de altitude.

16.03.2021 Tags: , ,
Também pode estar interessado em...

Criatividade e Inovação

Poças Trava-Línguas Tinto 2019, apresenta-se com diversas facetas, em função do idioma e da cultura do mercado de destino.
Saber mais...

10.11.2021 Tags: ,

Os Mestres da Tanoaria

Tanoeiro é aquele que faz ou conserta tonéis, barricas ou balseiros, sendo o ilustre responsável por garantir a sua preservação e reutilização por anos...
Saber mais...

28.09.2021 Tags: ,
MARCAR UMA VISITA MARCAR UMA VISITA