Poças e a veia artística

O gosto e interesse pela arte não é algo de novo no universo da Poças e que se foi elevando ao longo do tempo através de diversas parcerias.
Desde a criação de sacos de pano com desenhos da artista Mariana, a Miserável, à exposição “Thirty Three, Poças!” de Luís Mendonça na qual criou uma série de objetos que ilustram metáforas em torno do vinho, sempre com o formato de uma garrafa “escondido”.
Foi agora a vez de dar asas à imaginação dos alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com a exposição “Impressões da Vinha”.
Um exercício feito a pensar nos antigos cartazes publicitários de Vinho do Porto, outrora muito comuns e que, com o tempo e digitalização foram caindo em desuso.
Os trabalhos expostos resultam de um trabalho desenvolvido pelos alunos das Unidades Curriculares de Design da Imagem e Seminários II em parceria com a Poças, produtor de vinhos do Douro e do Porto. A ideia partiu do Professor Rui Mendonça que desafiou estes jovens a participar neste projeto.
“Cientes que o cartaz, como peça publicitária, foi ao longo dos anos perdendo alguma da sua força, algum impacto, a Poças questionou-nos sobre de que forma o Vinho do Porto poderia hoje ajudar a recuperar uma tradição perdida para outros meios numa época de desmaterialização acelerada. E foi neste contexto que surgiu a exposição “Impressões na Vinha”. Muitos foram os abraçaram a ideia que deu origem a esta mostra que agora todos podem visitar.” – refere o Professor Rui Mendonça.
Os cartazes apresentados abordam de forma interdisciplinar e transversal os temas do vinho, da cidade, da região, do turismo, das experiências associadas a cada um destes domínios e à sua articulação económica, comercial, social.
“Há alguns anos, durante a arrumação de um dos armazéns da Poças, foi encontrado um conjunto de cinco cartazes publicitários dos nossos vinhos, datados dos primeiros anos da década de 30. Foi uma descoberta inesperada e surpreendente, já que alguns dos cartazes eram totalmente desconhecidos até para a família e colaboradores com mais de 60 anos de ligação à empresa.” – afirma Pedro Poças Pintão, CEO da Poças.
Este feliz acaso relembrou a importância, a riqueza e o alcance dos cartazes publicitários de Vinho do Porto. Alguns, desenhados nas primeiras décadas do século XX, podem ainda ser encontrados em alfarrabistas, restaurantes ou mesmo em lojas de antiguidades e de recordações para turistas, nos mais diversos locais do mundo.
A parceria estabelecida entre a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e a Poças junta duas artes seculares, e acaba por ser uma homenagem ao património cultural desta região do país, algo de que todos nos sentimos parte, e que aqui partilhamos, com a exposição “Impressões na Vinha”.

17.05.2023 Tags: , , ,
Também pode estar interessado em...

Transformando Resíduos em Arte

Numa parceria entre a Poças e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), surgiu uma iniciativa inovadora para dar nova vida aos resíduos...
Saber mais...

15.12.2023 Tags: , ,

Uma antiga tradição de peixe e fumagem

O sável fumado em barrica de vinho do Porto é uma prática que já vem dos nossos bi e trisavós e que, para além de uma barrica perfeita, requer um peixe...
Saber mais...

23.03.2023 Tags: ,

Os Mestres da Tanoaria

Tanoeiro é aquele que faz ou conserta tonéis, barricas ou balseiros, sendo o ilustre responsável por garantir a sua preservação e reutilização por anos...
Saber mais...

28.09.2021 Tags: ,

Poças Fora da Série

Poças Fora da Série é também “fora de série” por ter um carácter experimental, ousado e original, tendo como ponto de partida a reinvenção de...
Saber mais...

12.08.2021 Tags: , ,

Chef Por Um Dia

Chef por um Dia na Poças
Saber mais...

26.04.2021 Tags:

Receita Perfeita de Tradição e Inovação

Sável fumado em Barrica nas caves da Poças
Saber mais...

16.03.2021 Tags: , ,

Renovação do Centro de Visitas

Abrimos as nossas portas ao mundo quando em 2016 inaugurámos o Centro de Visitas.
Saber mais...

10.02.2021 Tags: , ,

Livro “100 Anos 100 Objectos”

O livro "100 Anos 100 Objectos" foi lançado como forma de comemoração dos 100 anos da Poças.
Saber mais...

23.12.2020 Tags: , , ,

“Thirty Three, Poças!”, Esculturas Luís Mendonça

Em 2017 foi inaugurada a exposição de Luís Mendonça "Thirty Three, Poças!".
Saber mais...

23.12.2020 Tags: , , ,
MARCAR UMA VISITA
💬 Posso ajudar?